Decoração / DIY
28 fevereiro, 2016
Postado por:

Horta em casa ou apartamento para fazer junto com seu filho

horta em casa 11

Você já pensou em fazer uma horta em casa com a ajuda do seu filho? Essa atividade, além de ajudá-lo a se tornar mais consciente sobre o meio ambiente, também o ajudará a entender o passo a passo de onde vêm os alimentos, tornando a hora das refeições um processo muito mais tranquilo e prazeroso. Outra vantagem é que essa é uma atividade divertida que une a família- elas vão adorar brincar com a terra!

Fazer uma horta em casa pode ser uma tarefa simples. Eu mesma já estou selecionando, junto com as minhas crianças, quais os alimentos que nós iremos cultivar! Muitos alimentos que compramos na feira ou no supermercado podem ser replantados em uma hortinha no quintal ou mesmo na varanda do apartamento.

Um dos aspectos mais importantes antes de colocar a “mão na massa” é observar quais os lugares que mais recebem luz em sua casa. Depois você deverá selecionar quais os alimentos que gostaria de cultivar. A melhor opção é escolher frutas, legumes, hortaliças e verduras que não precisem de muito espaço para brotar. Assim poderá cultivá-los até mesmo em vasos plásticos ou de cerâmica.

horta em casa 1

Passo a passo para o cultivo de horta em vasos.

Escolhidos os alimentos, é hora de pensar no adubo. O ideal é usar o natural, ou seja, esterco ou húmus, que é a matéria orgânica a partir do sistema digestivo das minhocas.

Selecionei aqui 5 hortaliças que, depois de compradas no supermercado, poderão ser replantadas. São elas:

Couve

A couve produz em seu caule pequenas mudas que podem ser separadas da planta e replantadas em vasos, jardineiras ou até garrafas pet. O ponto ideal para coletar as mudas é quando atingirem 10 a 15 cm.

Cebolinha verde

Quando for comprar, verifique quais têm pequenas raízes. São estas que você deverá escolher. Separe os montinhos e corte as folhas, deixando por volta de 10 cm, essas serão as mudas que você irá plantar.

Manjericão

Corte os mais novos com 10 a 15 cm e coloque a ponta dos raminhos em um copo com água. Troque a água todos os dias. Quando as raízes aparecerem, é hora de transferir a planta para um vaso com adubo.

Alecrim

Você poderá seguir os mesmos passos do manjericão, eliminando a parte de colocar a planta na água. Corte os ramos em 20 cm, tire o excesso de folhas da parte de baixo e plante em um vaso. Se o alecrim for plantado em vaso ou jardineira, é bom que não receba luz direta por uma semana ou até que crie raízes.

Hortelã

Assim como a cebolinha, a hortelã pode ser plantada em pequenos ramos de 10 a 15 cm. É importante que esses raminhos tenham algumas folhas e que sejam cortados na diagonal.

Não se esqueça de regar sempre sua horta para que ela possa ser produtiva. Nos dias secos você deverá regar a horta diariamente, uma vez ao dia. Prefira as manhãs ou o fim da tarde. Se estiver chovendo e a horta estiver ao ar livre, não precisa se preocupa pois a natureza dará conta do recado. Cuidado, o excesso de água pode ser mais prejudicial do que a falta.

Assim como tudo na natureza, as plantas têm um ciclo de vida. A couve, por exemplo, deve ser renovada em mais ou menos 120 dias. Já a hortelã e o alecrim, quando plantados em pequenos vasos, devem ser podados e adubados continuamente. Para deixar a sua hortinha saudável e mais fértil, faça uma adubação, em média, a cada 30 dias.

Veja algumas inspirações de hortas que podem ser cultivadas em pequenos espaços, tanto em casa como em apartamento:

horta em casa 3

Se você tiver um quintal com espaço suficiente a horta poderá ser maior e com alimentos variados.

horta em casa 5

Esta é uma ótima opção que ocupa pouco espaço e pode ser feita na varada do apartamento.

horta em casa 8

Inspiração para horta vertical feita em vasos.

horta em casa 9

Caixas de vinhos descartadas ou os famosos pallets dão um suporte legal para mini canteiros.

horta em casa 10

Confesso que não é a maneira mais bonita de se ter uma horta em casa, mas existem incríveis projetos usando garrafas pet.

Plantando em casa você tem a garantia que está oferecendo alimentos sem conservantes e agrotóxicos para a sua família. Além disso, essa atividade vai proporcionar momentos gostosos de interação com as crianças, que vão adorar por as suas mãozinhas na terra!

Posts Relacionados

    Faça um comentário no blog deste assunto

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Faça um Comentario no Facebook deste assunto

    TOPO