Decoração
27 abril, 2015
Postado por:

Quarto Montessoriano

Oi queridas!
O assunto de hoje é sobre uma tendência bem forte de decoração que vêm atraindo cada vez mais pais adeptos da praticidade e que acreditam na necessidade do estímulo e da independência das crianças. Trata-se da decoração montessoriana, baseada nos princípios do método de ensino, desenvolvido no início do século passado, pela médica e educadora italiana Maria Montessori. O método prioriza a busca direta e pessoal do aprendizado, estimulando as atividades motoras e sensoriais e incentivando a liberdade das crianças.
Os quartos montessorianos, além de práticos são lindos! Porém, a escolha dos elementos utilizados na decoração nada tem de arbitrária. Então, para aqueles que se decidirem por esse estilo para o quartinho dos pequenos, aqui vão algumas dicas muito úteis!

DECORAÇÃO– Todos os móveis e objetos devem ser proporcionais ao tamanho da criança. A decoração deve ser simples, contendo apenas o essencial para estimular a concentração e criar um clima tranquilo e acolhedor. Quanto aos brinquedos: devem ser poucos e ser trocados de tempos em tempos em um esquema de rodízio. Os quadros e outros acessórios de parede devem estar sempre na linha de altura do olhar da criança.

quarto montessoriano espelho

quarto montessoriano

quarto montessoriano menino

CAMA BAIXA–  O berço é substituído por um colchão no chão ou uma caminha baixa! O método montessoriano vê o berço como uma barreira para o aprendizado do bebê. A ideia é deixá-lo livre para explorar os espaços ao seu redor.

quarto montessoriano 3

quarto montessoriano cama baixa

quarto montessoriano menina

ORGANIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA– Os objetos devem estar sempre ao alcance da criança. Para isso, priorizem as estantes baixas e os cestos organizadores. Isso irá ajudá-las a desenvolver o senso de organização e responsabilidade, já que elas mesmas poderão pegar e guardar os objetos sem precisar da ajuda de um adulto para isso. Até o armário com as roupinhas deve ser mais baixo, para que elas possam escolher o que vão vestir.

quarto montessoriano menino
quarto montessoriano closet

ELEMENTOS– Alguns elementos têm maior importância em um quarto montessoriano. É o caso dos espelhos, que devem ser de acrílico e bem fixados na parede para garantir a segurança dos pequenos. Os espelhos servem para que elas reconheçam o seu reflexo e entendam que elas são pessoas distintas das suas mães. Muito comum também são as barras, que estimulam a criança pequena a se levantar e as atividades motoras das maiores. Os móbiles coloridos são um ótimo estímulo visual para os mais novinhos.

quarto montessoriano espelhos

quarto montesseriano elementos

quarto montessoriano elementos 2

 

 

Posts Relacionados

Faça um comentário no blog deste assunto

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

TOPO