Filho
15 março, 2016
Postado por:

Livros de antiprincesas: 6 sugestões de leitura sobre mulheres reais e que fizeram a diferença!

Não é de hoje que o mundo dos contos de fadas encanta crianças pelo mundo afora. Muitas meninas são criadas acreditando que são verdadeiras princesas e isso pode ser comprovado pelo sucesso dos parques temáticos da Disney, pelos temas das festas infantis e pelos livros de histórias e brinquedos que possuem.

Conforme essas “princesas” vão crescendo, elas são apresentadas ao mundo real, onde muitas garotas também se julgam princesas, todas na busca do seu “príncipe encantado” que não existe. É aí que elas começam, `a duras penas, a perceber que neste mundo não há mais lugar para princesinhas. O mundo de hoje é feito para aqueles e aquelas que correm atrás de sonhos reais e que realizam estes sonhos por méritos próprios, não através de príncipes e fadas madrinhas.

Não sou contra os livros de contos de fadas. Li muitos na minha infância e já comprei vários para as minhas filhas. Mas acho que outros temas também devam ser apresentados a elas. Tenho observado com muito entusiasmo um movimento sendo feito no sentido de apresentar `as nossas crianças histórias de mulheres REAIS e que fizeram toda a diferença, desde a época que viveram até hoje. São histórias de mulheres fortes, talentosas e que tiveram a coragem de correr atrás dos seus sonhos, apesar das dificuldades e do preconceito da época.

Confira abaixo uma seleção de 6 livros de historias de mulheres inspiradoras e pioneiras que os seus filhos vão adorar conhecer (sim, os meninos também vão gostar!):

Frida

O primeiro deles conta a história da artista Frida Kahlo, talvez a maior pintora mexicana de todos os tempos! O livro conta a história da artista desde a sua infância. “Suas influências, sua criatividade e curiosidade sem tamanho. A história segue através da adolescência de Frida, vida adulta e grande sofrimento pelo qual passou, mas que transformou em beleza como nenhuma outra artista.” É um livro da editora Cosac-Naify, que fechou recentemente – mas ainda existem exemplares em livrarias online e físicas.

livro infantil- Frida

Carmen- A pequena grande notável

Este livro conta a historia de Carmen Miranda, uma cantora portuguesa que soube representar o Brasil mundo afora como ninguém. Apesar de ter nascido em Portugal, Carmen era “mais brasileira do que a jabuticaba e mais carioca do que a Praia de Copacabana”. A narrativa mostra “uma criança brincalhona, curiosa, que gostava de jogar futebol com os meninos e fazer concurso de xixi à distância com as meninas (sim senhor!) – mas principalmente, gostava de cantar, gostava muito de cantar. Teve que começar a trabalhar muito cedo, mas logo que sua voz foi descoberta (a história por trás dessas descoberta é fantástica!) já deixou o Brasil e começou uma grande carreira de sucesso lá fora – mas sem jamais perder o carinho e as referências do país onde cresceu.”

livro infantil- Carmen a pequena grande notavel

Malala- A menina que queria ir para a escola

Leitura indicada para crianças maiores, `a partir de 10 anos de idade. O livro conta a história da Malala, a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz! Uma historia inspiradora de uma menina paquistanesa que lutou e segue lutando pelo direito de todas as mulheres de terem acesso aos estudos.

livro infantil- Malala

Diferente como Chanel

Outro livro que conta a vida de uma mulher incrível, criadora de uma das marcas de luxo mais desejadas e admiradas de todos os tempos- a Chanel! Foi Mademoiselle Coco Chanel que libertou a mulherada dos apertados espartilhos e começou um movimento para que elas se vestissem mais livres, inclusive usando preto (cor que na época só era usada por mulheres de luto!). Coco Chanel teve uma infância e adolescência difícil (órfã de mãe e abandonada pelo pai aos seis anos de idade) e lutou como pôde. Muito jovem trabalhou em uma loja de chapéus e lá aprendeu a fazer suas próprias roupas e chapéus, que no início chocavam a todos. Mademoiselle Chanel criou os alicerces de uma elegância feminina única, ao longo de uma vida em que o trabalho sempre ocupou o lugar principal.

livro infantil- Diferente como Chanel

Frida Khalo e Violeta Parra

Com o nome de “Antiprincesas“, a coleção já conta com dois livros publicados. O primeiro conta a historia de Frida e o segundo a historia de Violeta Parra: cantora, compositora, poeta, artesã, artista plástica e folclorista chilena. As publicações são da editora Chirimbote e os dois livros publicados são de autoria de Nadia Fink. A proposta é continuar apresentando mais histórias sobre a vida de mulheres latino-americanas que foram protagonistas em suas áreas. No entanto, estes livros ainda não estão disponíveis em português.

livro infantil- Frida e Violeta Parra

 

Posts Relacionados

Faça um comentário no blog deste assunto

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

TOPO