Grávida / Mãe
5 janeiro, 2016
Postado por:

10 Dicas para sobreviver ao período da amamentação

Hoje em dia todas as mulheres estão super conscientes sobre os benefícios da amamentação para a vida dos seus bebês. Antes do nosso filho nascer temos muitas dúvidas a respeito do processo como um todo e procuramos nos preparar da melhor maneira possível para esta fase. Mas o que nem sempre é falado na mídia ou entre as pessoas mais próximas é que a amamentação não é uma experiência tão tranquila e gratificante para a mãe como é mostrado nos comerciais de TV e nas revistas. Amamentar exige paciência, disponibilidade da mãe e é um aprendizado,tanto para ela (a mãe) quanto para o bebê.

Este post foi feito especialmente para as futuras mamães e para as mamães que estão lutando para amamentar seus bebês. Vou listar 10 dicas que tornarão o processo de amamentação muito mais tranquilo. Se alguém tiver mais alguma dica que não tiver sido incluída aqui, sintam-se `a vontade para acrescentar `a lista.

1- Procure uma consultora especializada em amamentação

As consultoras em amamentação normalmente são enfermeiras especializadas nesta área e ajudam muitoooo no processo. Vocês podem até procurá-las antes de ter o bebê o que irá ajudar bastante na primeira vez que vocês forem amamentar. No entanto, se não der para ter a ajuda de uma, as maternidades e hospitais possuem enfermeiras super qualificadas que poderão tirar qualquer dúvida durante o período que você estiver internada. Um conselho importante é não sair da maternidade sem ter tirado todas as dúvidas que você possa ter.

2- Relaxe

Não é todo bebê que nasce um expert em amamentar! Este é um processo que exige o aprendizado não só da mãe, mas do bebê também. Por isso o começo da amamentação é muito trabalhoso e cansativo (tanto fisicamente, quanto emocionalmente). Mas para que você fique relaxada é necessário que você possa aproveitar todos os momentos de folga (que são poucos) para descansar. Tente não receber tantas visitas (missão bastante difícil na maioria dos casos) e diminua a quantidade de coisas para fazer nos raros momentos livres. Nos momentos em que for amamentar o seu bebê procure uma poltrona confortável e veja um bom programa de TV ou ouça uma música gostosa. Deixe-o mamar `a vontade, sem se preocupar com o tempo, enquanto você descansa suas pernas em um pufe estrategicamente posicionado `a sua frente. Isso te ajudará muito a relaxar enquanto amamenta.

3- Trate do bico dos seios

Compre uma boa pomada cicatrizante `a base de Lanolina e aplique sempre entre as mamadas. Eu gosto muito da pomada da Lansinoh, mas existem outras igualmente boas no mercado. Uma boa concha para proteger o bico dos seios, que estarão bastante sensibilizados nessa fase, também ajuda bastante.

4-Mantenha-se hidratada

Amamentar dá muita sede, é sério! Portanto, sempre que for amamentar, procure ter `a mão uma garrafinha com água para ir bebendo. Um dos segredos da boa amamentação é ter o corpo hidratado.

5- Tenha uma bomba de tirar leite

A bomba de tirar leite deve ser um item obrigatório do enxoval de toda mulher, assim como o sutiã de amamentação. Pode ser elétrica ou manual, alugada ou comprada. O importante é que você a tenha. Ela ajuda tanto na melhora da produção de leite, quanto alivia as mamas que estão muito cheias. Além disso, ela é bastante útil para retirar e armazenar leite para o bebê se você precisar se ausentar por um tempo. E qual a melhor marca? Sem sombra de dúvidas a Medela, tanto a manual quanto a elétrica.

6- Tenha um travesseiro de amamentação

Muitas mães de primeira viagem acham que este item é frescura ou supérfluo, mas acreditem, este travesseiro dará um descanso aos seus braços após longos dias amamentando. O bebê ficará bem confortável e seguro no travesseiro enquanto você fica com um braço livre para tomar a sua água, trocar o canal da TV etc.

7- Compre livro sobre amamentação ou leia sobre isso em sites especializados

Para que nao que comprar livros eu indico o site BabyCenter Brasil que dá um apoio muito bom para as mulheres que estão gravidas e para as que já tiveram seus filhos. A informação é a melhor maneira de conseguir sucesso na amamentação.

8- Tenha alguém que te apoie

Pode ser o seu marido, sua mãe, sua irmã, uma amiga… O importante é que você tenha alguém que te apoie e te encoraje nos momentos difíceis, aqueles em que temos vontade de desistir!

9- Tenha paciência

Dê tempo ao tempo e não se desespere. As primeiras semanas podem ser muito difíceis e frustrantes, mas se você persistir você verá que com o tempo todo o processo começará a ficar mais fácil a cada dia.

10- Pele contra pele

Muitos estudos comprovam os benefícios de ser ficar pele contra pele com seu o seu bebê durante a amamentação. Por isso, sempre que possível, amamente seu filho dessa maneira, com a pele da barriguinha dele em contato direto com a sua.

 

 

 

 

 

Posts Relacionados

Faça um comentário no blog deste assunto

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

TOPO