Receitas
2 fevereiro, 2016
Postado por:

Meu filho não toma café da manhã.

Volta `as aulas chegando e com elas recomeça um drama para muitas famílias com crianças que não gostam de tomar café da manhã. Aqui em casa é assim e, para amenizar o problema, a solução que encontrei foi sempre preparar uma boa e nutritiva vitamina de frutas.

Segundo a nutricionista Elaine Cristina Rocha de Pádua, o café da manhã deve fornecer  os nutrientes necessário para a criança aprender na sala de aula, brincar, praticar esportes etc. A criança que vai para a escola sem tomar o café da manhã tende a compensar a falta do desjejum na próxima refeição, no caso no lanche do colégio. Isso aumentará a chance de que ela consuma alimentos altamente calóricos e sem os nutriente necessários para seu crescimento e o funcionamento ideal do seu organismo.

O segredo do café da manhã saudável é a variedade de alimentos que se consome. Ainda segundo a nutricionista, “nosso organismo necessita de 44 tipos de nutriente para nutrir as nossas células”.  Se você, como eu, tiver filhos que não têm o costume de tomar um café da manhã completo, o ideal é incluir alimentos práticos como iogurte, vitaminas, sucos, torradas e frutas como maçã, pera ou banana.

Na hora de preparar o café da manhã lembre-se sempre de oferecer para o seu filho: uma fonte de carboidrato (pão, torrada ou biscoito), cereais integrais (aveia, granola, germe de trigo etc), frutas in natura ou na forma de suco e proteínas (leite, iogurte ou queijo).

Para “matar vários coelhos com uma cajadada só” eu gosto de preparar um shake de frutas que garante vários nutrientes em uma só receita e ainda me ajuda a ganhar tempo e não deixar que meus filhos se atrasem para a escola, já que a manhã é sempre muito corrida por aqui. Vamos `a receita?

shake matinal

1 maçã sem sementes picada

1/2 xícara de framboesa, morangos ou blueberry ou qualquer outra fruta vermelha (esse item é opcional e uso conforme a estação e dependendo do preço)

1 banana em pedaços

1/2 abacate cortado em pedaços

1 colher de aveia ou germe de trigo ou semente de chia

1 colher de sopa de mel (ou frutose)

suco de maçã (aproximadamente 375 ml- 1 copo e meio)- isso para render 2 porções

suco de 1/2 limão

Para fazer o shake é só bater tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea e sirva em seguida.

A receita é super prática e as crianças costumam adorar. Vale a pena tentar. E você, possui uma receita nutritiva e prática para o café da manhã da criançada que queira dividir aqui comigo?

 

 

Posts Relacionados

Faça um comentário no blog deste assunto

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

TOPO